Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
IMAGEM DIGITAL: Magia a poucos cliques
Frederico Bottrel - Estado de Minas, quinta-feira, 18 de junho de 2009
IMAGEM DIGITAL: Magia a poucos cliques

Com os serviços gratuitos para edição e manipulação de imagens, você pode criar uma infinidade de efeitos e até brincar de profissional


Criar montagens e colagens bacanas não é mais privilégio de magos do Adobe Photoshop. Os simples mortais, que não dominam as artimanhas do badalado programa profissional de edição de fotos, já podem tirar uma onda na manipulação de imagens digitais – em poucos cliques, sem precisar instalar nada no computador. Com a popularização das câmeras digitais e da divulgação das fotografias em redes sociais, tratar as imagens de graça na internet foi consequência quase natural. Nesta edição do Informá[email protected], testamos vários desses serviços e escolhemos os 15 melhores para você.

Com sites como o Photofunia é possível aplicar efeitos divertidos a imagens comuns, inserindo seu rosto, por exemplo, em outdoors, cartazes de cinema ou capas de revistas. A maior parte aposta na interface intuitiva, feita para agradar justamente a quem não entende bulhufas do assunto. Alguns, como o FaceinHole, ainda criam pequenos vídeos a partir das suas fotos, inseridas em corpos de outras pessoas. Outros, a exemplo do Pho.to, fazem uma limpa geral: tiram rugas, olhos vermelhos e dentes amarelos. Normalmente, tascam uma marca d’água no resultado final, com o nome do site. Os templates (modelos) costumam ser atualizados constantemente, para não cansar os adeptos.


AMADORES São vários os recursos disponíveis: de molduras a textos que podem ser inseridos. Contudo, esse universo é focado apenas no público amador. Os designers gráficos, acostumados aos recursos ilimitados do Photoshop, até reconhecem que a brincadeira é divertida, mas advertem que ela jamais seria usada por profissionais. “No trabalho de criação, um profissional não se limita a escolher um outro efeito ou definir onde a imagem vai aparecer. Cada detalhe é importantíssimo”, defende Vladimir Araújo, coordenador de cursos da Unir, escola de tecnologia e design de Belo Horizonte.

Para o designer Frederico Mattos, ponto legal é que os sites podem estimular novos talentos. “Eles podem servir como incentivo, para despertar a curiosidade e a criatividade das pessoas. São um empurrão, para que a pessoa procure um curso aprofundado e se torne um dia, quem sabe, mais um profissional no mercado de trabalho.”

“São mais uma opção de entretenimento na internet, longe de podermos compará-los a uma ferramenta de tratamento e edição de imagens como o Photoshop. Os recursos são muito limitados, nada muito sofisticado”, pontua Guilherme Guazzi, coordenador do curso de design gráfico da Fumec. Apesar disso, ele confessa que passou bons minutos se divertindo, colocando a própria foto em corpos de ursinhos.

Quanto ao risco de criar imagens que possam iludir as pessoas, Guazzi não se preocupa. “As limitações das alternativas de manipulação das imagens nesses sites são muito grandes e as temáticas abordadas pelas imagens são banais, sem grandes desdobramentos ou polêmicas.” O professor defende que não é preciso ser especialista para verificar a falsidade das montagens produzidas. “As imagens geradas nesses sites permitem, na verdade, o exercício da produção de humor despretensioso. São antinaturais e deliciosamente ácidas – e muito das vezes são kitshes (marcadas pelo exagero)”, define.

A proliferação de imagens nesses sites também acaba gerando outras consequências mais abrangentes, na opinião de Guazzi. “Nesse caso, acho saudável essa ‘banalização da imagem’ e a consequente desmitificação do fotografado, decorrente da democratização da manipulação e edição de imagens fotográficas, mesmo que de forma simples, como ocorre nesses endereços”, completa.


Criatividade para todos os gostos

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(07/07/2014) Melodia Online no Som do seu Carro
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(18/05/2012) Como ouvir ( sintonizar) a rádio Melodia pelo navegador Google Chrome?
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes