Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quarta-feira, 21 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
APNÉIA NA INFÂNCIA E SEUS RISCOS
Bruno Rodrigues, quarta-feira, 3 de junho de 2009
APNÉIA NA INFÂNCIA E SEUS RISCOS

As crianças que apresentam ronco durante o sono podem ser portadoras da Síndrome da Apnéia do Sono, que se caracteriza por uma interrupção na respiração enquanto a criança está dormindo, reduzindo assim a quantidade de oxigênio no sangue.


Essa redução de oxigênio pode trazer inúmeros problemas, alguns irreversíveis. Vários estudos sobre a apnéia em crianças já foram realizados.


Verificou-se, por exemplo, que as crianças portadoras de apnéias obtiveram um desempenho pior nos testes de QI e apresentaram danos em estruturas do cérebro relacionadas à memória, aprendizado e ao desenvolvimento das capacidades mentais e físicas, limitando até a habilidade de ler da criança.


A síndrome da apnéia do sono também pode levar a um retardo no crescimento da criança e até a uma alteração cardio-respiratória, como hipertensão pulmonar.


A alteração no crescimento se deve à diminuição da produção do hormônio do crescimento devido ao sono sempre interrompido pela apnéia (o hormônio do crescimento é produzido durante o sono).


Alguns sintomas, além do ronco, são encontrados nas crianças com a síndrome da apnéia: respiração pela boca, movimentação intensa durante o sono, xixi na cama ou suar muito durante a noite, alterações cognitivas e comportamentais como déficit de atenção e hiperatividade, que podem gerar prejuízo do aprendizado e baixo rendimento escolar.


Problemas de aprendizado são observados seis vezes mais nas crianças com a síndrome da apnéia do sono.


Tratamentos e explicações - Existem muitas causas para a apnéia, mas a principal é a hipertrofia (aumento do tamanho) das amígdalas e adenóides. Outras causas incluem obesidade, malformações craniofaciais e doenças neuromusculares.


Essa síndrome pode ocorrer em qualquer sexo e idade, incluindo recém-nascidos, mas a predominância é em crianças com idade pré-escolar onde a hipertrofia das amígdalas é mais comum.


O tratamento da Síndrome da apnéia pode ser cirúrgico, a base de medicamentos (corticóides) entre outras. Nos estudos recentes a cirurgia de retirada das amígdalas e adenóides se mostra mais eficaz, melhorando e até curando a apnéia, aumentando a qualidade de vida da criança.


Como é uma síndrome que pode trazer prejuízos cerebrais, os danos podem ser irreversíveis e por isso o diagnóstico precoce é de extrema importância. Procurar um médico imediatamente para um diagnóstico específico se for observado sintomas da Síndrome da Apnéia do sono na criança pode ajudá-la a melhorar sua qualidade de sono, aprendizado e sociabilidade.



Dicas


Caso verifique no seu filho sono agitado e ronco durante a noite, peça orientação do pediatra.


Não prorrogue o tratamento da Síndrome da apnéia do Sono. Quanto antes a criança for tratada, menor o risco de algum prejuízo.


Nem sempre um ronco à noite significa que a criança apresenta apnéia, mas deve-se investigar devido ao ronco ser um dos sintomas da apnéia.


Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes