Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Internet
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
CIDADES DIGITAIS BRASILEIRAS
Alfredo Durães - Estado de Minas, sábado, 16 de maio de 2009
CIDADES DIGITAIS BRASILEIRAS
INFRAESTRUTURA

Uma grande casa

Censo apura quais são as cidades digitais brasileiras, como Mariana, na região central de Minas

Projeto monitora ruas, escolas, museus e monumentos, com 31 câmeras conectadas em banda larga

Em recente artigo sobre cidades digitais, Júlio Lagun, subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, citou a filosofia grega, para lembrar que "a cidade é uma casa grande e que a casa é uma cidade pequena". Segundo Lagun, ao longo da história, a tecnologia respondeu aos desafios do crescimento destas pequenas grandes casas, inventando artefatos, como os aquedutos e redes de energia elétrica e comunicação. "Na essência, o ideal de uma boa cidade permanecerá sempre associado à sua capacidade em oferecer aos cidadãos uma resposta satisfatória às suas necessidades biológicas e de segurança, de conhecimento e integração às suas construções, espaços e redes", destacou.

Mas o que é uma cidade digital? Segundo o portal Guia das Cidades Digitais, são os "municípios que contam com programas que utilizem recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) visando estabelecer um ambiente digital para modernização da gestão pública empreendedorismo e desenvolvimento econômico e prestação de serviços aos cidadãos". O portal lançou o primeiro censo para identificar tais cidades no Brasil e saber quantos, quais, como são e os municípios que contam com tais programas, implementados ou em andamento. O censo será feito durante este ano, com resultado previsto para 2010.

Na última semana, o executivo Joeval Martins, gerente de canais da Motorola, esteve em Belo Horizonte para participar do evento Minas wireles - aplicações e serviços para cidades digitais. Em sua palestra, Martins falou sobre a formação de uma cidade assim, com a interligação dos órgãos governamentais e a inclusão digital para a população. Como um dos exemplos, ele citou a histórica cidade de Mariana, a 115 quilômetros de Belo Horizonte. Nesse ponto, vale ressaltar que o governo federal mantém a promessa que até o fim de 2010 todos os 5.564 municípios do Brasil terão conexão à internet em banda larga, seja ela em cabos, fibra ótica ou sinal de rádio.

Segundo Joeval Martins, quatro passos são necessários para formar uma cidade digital: estabelecer o link compatível conectar secretarias conectar serviços e servir pontos de interesses da população, como escolas, saúde e inclusão digital. No caso de Mariana, o projeto se encontra na terceira fase, o que já representou investimento de R$ 2 milhões. "Boa parte desse valor pode ser recuperada, em médio prazo, por exemplo, com a economia de ligações telefônicas", exemplifica.

A cidade histórica adotou projeto de segurança, conhecido como Mariana Segura, para aumentar a comunicação entre os órgãos públicos e monitorar ruas, escolas, museus e monumentos. Para isso, a prefeitura instalou 31 câmeras nas ruas, todas conectadas em banda larga sem fio por meio de sistema ponto a ponto e ponto multiponto. A solução ficou conectada diretamente a uma central de telecomunicações da prefeitura.

Para João do Carmo Filho, comandante da Guarda Municipal de Mariana, o sistema foi o responsável pela considerável diminuição dos incidentes na cidade. "Ganhamos muito em segurança, com monitoramento 24 horas e também em agilidade", diz o comandante Carmo. A prefeitura ainda integra projeto de tecnologia de banda larga sem fio para melhorar a administração pública, além de oferecer serviços à população de modo mais fácil e rápido. A implementação interligou a comunicação com todos os órgãos de segurança pública de Mariana, como Defesa Civil e Guarda Municipal, os quais passaram a ter postos de atendimentos centralizados e interconectados para quaisquer ocorrências na cidade.

Os postos de saúde, hospitais e o sistema de trânsito também estão interligados com o novo sistema, que funciona com módulo de gerenciamento instalado em local estratégico. Esse módulo transmite os sinais para os receptores localizados nos órgãos municipais, todos ligados aos computadores e a outros equipamentos. Para as prefeituras interessadas no processo, vale uma consulta ao site www.guiadascidadesdigitais.com.br, que aborda questões interessantes como benefícios, experiências de sucesso, novos projetos, fontes de investimento, regulamentação, equipamentos, serviços etc.
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(28/11/2016) Tecnologia Connected Cars
(21/04/2016) Vai dar briga! Governo critica Anatel e vai exigir internet ilimitada
(28/06/2014) Players em flash aacplus para site e blogs. Gratuitos
(30/09/2013) Mídias Censuradas pelo Facebook
(30/01/2013) Internet é a mídia de maior crescimento publicitário no mundo
(17/01/2013) Tendências das redes sociais e Smartphones em 2013
(14/01/2013) E as rádios via internet, ameaçam o formato convencional?
(29/07/2012) Pedido de socorro via twitter funciona em tempo real
(05/07/2012) Conselho de Direitos Humanos apoia a liberdade na internet
(29/03/2012) Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa
(28/03/2012) Aplicativo permite adicionar 'inimigos' no Facebook
(10/03/2012) Publicidade na Internet brasileira só perderá para a TV aberta em 2015
(30/01/2012) PUBLICIDADE NA INTERNET JÁ SUPERA MÍDIA CONVENCIONAL
(29/01/2012) Após derrubar Megaupload, FBI quer dominar Facebook
(29/01/2012) As 10 coisas mais irritantes do Facebook


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes