Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
PESQUISA MOSTRA RELAÇÃO DIRETA ENTRE ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE E DOENÇAS
Vanessa Jacinto - Estado de Minas, quarta-feira, 13 de maio de 2009
PESQUISA MOSTRA RELAÇÃO DIRETA ENTRE ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE E DOENÇAS
Pesquisas recentes, feitas por diversas entidades médicas, não deixam mais dúvida quanto à péssima qualidade da alimentação dos brasileiros. Uma das mais completas, encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), além de levantar os piores hábitos, indica, com o mapeamento da obesidade no país, a relação direta entre o que se põe no prato e o alto índice de quilos a mais da maioria da população. Somos 63,1% de pessoas com excesso de peso, sendo que 3% já cruzaram a fronteira para a obesidade mórbida.

Se, além de mais gordinha, podemos considerar que a população está vivendo mais, fica fácil deduzir que o aumento da expectativa de vida do brasileiro, antes de ser um presente, pode significar mais tempo para amargar uma série de problemas crônicos que afastam qualquer perspectiva de um envelhecimento saudável.

É preciso, portanto, "rever os hábitos à mesa", alerta o nutrólogo Edson Credídio, da diretoria da Associação Brasileira de Nutrologia. Segundo ele, não há mais dúvidas quanto à íntima relação entre hábitos de vida, especialmente dieta alimentar, e o aumento vertiginoso de uma série de doenças, entre elas, as cardiovasculares e o diabetes.

Um dos principais avanços em nutrição humana foi justamente a constatação científica de que o alimento funciona mais do que como um simples combustível do corpo de que a qualidade do que se come determina a maneira como a máquina funciona e de que a dieta, portanto, pode dizer o quanto e como uma pessoa vai viver. "Só haverá motivação para um novo padrão de comportamento quando essa mentalidade se consolidar", afirma Credídio.

Quando isso acontecer, além de se alimentar com equilíbrio, moderação e variedade, princípios básicos da boa nutrição, as pessoas poderão fazer um planejamento de vida futura, garantindo estoques de saúde fundamentais para o bom envelhecer.

Elas poderão usufruir de todo o potencial dos alimentos, absorvendo deles não só energia, mas as chamadas substâncias nutracêuticas, reconhecidamente capazes de prevenir doenças. É quando vamos passar a colocar no prato, desde a primeira infância, boas fontes de fibra para evitar a constipação doses generosas de ferro para combater a anemia, ou os poderosos antioxidantes, que, além de ajudar a desacelerar o processo de envelhecimento, previnem vários tipos de câncer.
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes