Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 25 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Em SP, Instituto do Câncer zera fila de cirurgias
CLÁUDIA COLLUCCI/da Folha de S.Paulo, domingo, 10 de maio de 2009
Em SP, Instituto do Câncer zera fila de cirurgias

Em um ano de funcionamento, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) zerou as filas de espera no Hospital das Clínicas para as cirurgias oncológicas digestivas, ginecológicas e urológicas. Antes, os pacientes esperavam até seis meses. Agora, a demora é de um mês, segundo a direção do instituto.


Equipe médica do Instituto do Câncer de SP realiza cirurgia de tumor no útero em quatro salas, são feitas 200 operações por mês.


O tempo médio de espera por consultas também foi reduzido de 45 para 15 dias e houve um aumento de 76% no número desses atendimentos de 1.700 consultas mensais para 3.000.


"A rapidez do tratamento tem impacto no controle da doença e no estado psicológico do paciente. Receber o diagnóstico de câncer e ficar esperando é muito difícil", diz Paulo Hoff, diretor clínico do Icesp.


Apesar de operar com dois terços da sua capacidade o funcionamento pleno está previsto para 2010, o instituto completa hoje o primeiro ano com a marca de 100 mil atendimentos realizados. Dos 29 pavimentos, 20 estão em operação. Ao menos 170 dos 580 leitos estão ocupados.


Segundo o médico Giovanni Guido Cerri, professor titular da USP e diretor-geral do Icesp, a última etapa será a entrega do centro de radioterapia, prevista para o início de 2010. Será o maior centro da América Latina, avaliado em R$ 55 milhões.


Sete bunkers abrigarão um aparelho de tomografia computadorizada de simulação, seis equipamentos de radioterapia e um de braquiterapia técnica por meio da qual o material radioativo é colocado diretamente no tumor.


Cerri afirma que logo o instituto atenderá pacientes de outras unidades de saúde, encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde. O hospital não é "porta aberta" não recebe doentes diretamente.


Para os pacientes, o maior impacto está no atendimento. "É uma mudança da água para o vinho [em relação ao SUS, em geral]. Aqui, tem enfermeira 24 horas te tratando com respeito", afirma o aposentado Dorivaldo Barbosa, 57, que se recupera de uma cirurgia para a retirada de câncer no esôfago.


A enfermeira Edna Araújo Teixeira, 63, faz quimioterapia no Icesp para tratar um câncer de mama e concorda com Barbosa. "Sinto-me acolhida, bem-tratada. Isso aqui parece um Playcenter", exagera, enquanto toma chá com bolachas.


Para Giovanni Cerri, o bem-estar do paciente reflete-se no bom prognóstico do tratamento. "Quanto mais agradável, mais acolhedor for, mais rápida é a recuperação e melhores são os resultados. Nosso foco é sempre o paciente", afirma.


Neste mês, o instituto ganha um "hospital-dia". São 30 leitos para pacientes que fazem procedimentos como biopsias, transfusões de sangue e aplicações de medicação e ficam no local entre duas e 12 horas.


A unidade vai beneficiar, especialmente, os pacientes com leucemias e linfomas, que precisam de aplicações regulares de medicação, transfusões sanguíneas e eventuais cirurgias.


O instituto também investe em tecnologia. Desenvolve, por exemplo, um sistema de correio pneumático que permitirá o envio de qualquer material de até 7 kg dentro de uma cápsula, capaz de percorrer os 29 andares do prédio em dez segundos.


Prezado Leitor, Ouvinte da Melodianão esqueça de curtiesse post e nos seguir no Twitter: @OsmarSantos_18  ou nos adicionar no Face: Facebook_Radio Melodia  Grato!
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes