Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
GRAFOLOGIA: ESPELHO DAS EMOÇÕES
Déa Januzzi - Estado de Minas, domingo, 26 de abril de 2009
GRAFOLOGIA: ESPELHO DAS EMOÇÕES
Encontrar o professor José Carlos de Almeida Cunha, de 77 anos, é aprender muito sobre o estudo da grafia. Autor do livro Grafologia, já em sua 10ª edição, ele começou a estudar em 1950, nos livros da biblioteca do pai, Roberto de Almeida Cunha, médico e também grafólogo. "O primeiro livro que comprei foi o do espanhol Augusto Vels Escritura x personalidad. Las bases científicas de la grafologia, de 1955." Enquanto cursava engenharia civil na Universidade de Minas Gerais, ele aprendia a importância dos sinais gráficos com o espanhol, que "foi meu conselheiro, orientador até 2000, quando morreu".

Foto:José Carlos começou a estudar os sinais gráficos em 1950

Em seu apartamento, no Bairro da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, José Carlos guarda como preciosidade toda a correspondência mantida com Vels: um cartão de Natal de 1999, inúmeras cartas enviadas por ele e respondidas pelo grafólogo espanhol e sente o maior orgulho de ter traduzido, pela Casa do Psicólogo, o Dicionário de grafologia e termos psicológicos afins, do mesmo autor. "Foi por intermédio das cartas de Vels que comecei a estudar grafologia", explica.

Para José Carlos, grafologia é a "identificação de sinais inconscientes que uma pessoa deixa impressos na folha de papel - a letra. Quando escrevemos, temos consciência do que estamos transmitindo, mas os movimentos que fazemos para traçar as letras são inconscientes. E o resultado desses comandos não conscientes é o que os especialistas interpretam. Três elementos indissociáveis são pesquisados: a forma, o movimento e o espaço. Não tem como separar o movimento do espaço. E a amplitude do movimento é regida pelas emoções. A forma é o único elemento consciente e é por isso que as pessoas escrevem de maneira corrida, cursiva, com letras grandes, miúdas, de forma, bonita ou caprichada".

Com régua, lupa e transferidor, ele reúne todos esses elementos e traça a personalidade de cada um. Cita o filósofo Kant para explicar que tudo o que está na alma é revelado pelos elementos visíveis. Por exemplo, quem está triste chora. O rir revela alegria e a escrita também decorre desses sinais visíveis - as letras -, que contrapõem emoção com vontade. "Toda afirmação sempre é feita com um movimento vertical. Um professor, quando afirma algo, bate na mesa e esse gesto é vertical. Já a emoção é revelada pelo movimento horizontal, amplo, como o gesto de abraçar e de agradecer."

Já formado em engenharia civil e depois em administração, José Carlos foi diretor de empresa e usou a grafologia para conhecer mais as pessoas que trabalhavam com ele, mas foi a partir de 2000 que se dedicou exclusivamente à especialidade. Há 15 anos atende uma empresa de informática para analisar a grafia dos candidatos a emprego. "Eles me enviam a entrevista e uma carta escrita pelo candidato e seleciono as características necessárias para o cargo. Faço uma descrição dessas características e envio para o profissional de recursos humanos, que toma a decisão de contratar ou não."

Ele considera a grafologia também um instrumento de diagnóstico que pode ser usado pelo psicólogo para orientação de adolescentes. "A interpretação da grafia identifica as potencialidades, o caminho a seguir por um jovem indeciso. Pode revelar distúrbios psiquiátricos e de comportamento. Dizer ainda se uma pessoa é distraída ou não sabe se concentrar grafologicamente." José Carlos observa que um bom exercício de concentração é usar sinais gráficos como ç, a barra do t em um conjunto de frases. A pessoa deve escrever essas frases colocando os sinais diariamente durante, pelo menos, quatro meses e vai melhorar a atenção. Essa atividade é chamada de grafoterapia, a terapia por meio do gesto gráfico.

Outra especialidade é a grafopatologia, que é capaz de captar sinais de enfermidade como Parkinson, Alzheimer e outros distúrbios somáticos e cognitivos. Responsável pela formação de mais de 500 grafólogos pelo Instituto Mineiro de Grafologia, ele pode afirmar: "O que está acabando com o hábito de escrever à mão não é o computador, mas o celular, que reduziu também a capacidade de conhecer o vernáculo, de usar as palavras adequadamente e de descrever uma ideia de maneira plena. Quando uma pessoa escreve está dando vazão a uma emoção e, hoje, esse elemento chamado telefone celular está inibindo e prejudicando a expressão emocional".
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(07/07/2014) Melodia Online no Som do seu Carro
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(18/05/2012) Como ouvir ( sintonizar) a rádio Melodia pelo navegador Google Chrome?
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes