Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
CIENTISTAS ANUNCIAM QUE FEIJÃO PROVOCA MENOS GASES
BBCBrasil, sábado, 25 de outubro de 2008
CIENTISTAS ANUNCIAM QUE FEIJÃO PROVOCA MENOS GASES
Um feijão mais nutritivo do que o normal e que não provoca gases foi desenvolvido por pesquisadores venezuelanos.

Novo feijão também é mais nutritivo do que o feijão comum

O feijão é uma fonte rica em nutrientes e barata, especialmente em países em desenvolvimento, mas muita gente não consome por temer os efeitos colaterais anti-sociais.

Um grupo de cientistas venezuelano descobriu que um processo de fermentação do feijão com uma determinada bactéria pode diminuir a quantidade de componentes que causa os gases e também aumentar o valor nutritivo do alimento.

A pesquisa foi publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture.

Os gases são provocados por uma bactéria que vive no intestino grosso, encarregada de digerir substâncias que não são processadas anteriormente, como as fibras.

Feijões, como por exemplo o feijão preto, são consumidos amplamente nas Américas Central e do Sul, e apresentaram altos índices destes componentes nos testes realizados pelos cientistas.

Pesquisadores da Universidade Simon Bolívar, de Caracas, descobriram que a aceleração do processo de fermentação pela adição de um tipo particular de bactéria - Lactobacillus casei ou L casei - dominui a quantidade dos componentes responsáveis pelas flatulências.

A quantidade de fibras solúveis foi reduzida em dois terços e a rafinose, um açúcar que também ajuda a formar gases, diminuiu em até 88,6%.

Entretanto, a quantidade de fibras insolúveis, considerada saudável para o intestino e que ajuda o sistema digestivo a expelir as toxinas, aumentou em até 97,5%.

O grupo de cientistas concluiu que a fermentação envolvendo a L casei poderia decompor os componentes que causam gases e aumentar o valor nutricional.

Eles sugeriram que a bactéria fosse usada pela indústria para criar produtos melhores.

"Dado o fato de que os gases são um dos fatores limitadores ao consumo deste importante alimento, a adoção de processos que permitam a produção de feijões mais nutritivos e que provoquem menos gases é certamente importante", disse Marisela Granito, uma das coordenadoras da pesquisa.

'PREOCUPAÇÕES SOCIAIS'

Para Frankie Phillips, um especialista em nutrição e porta-voz da Associação Britânica de Diabéticos, o estudo é positivo.

"Isso abre a possibilidade de superar um aspecto desagradável do consumo de legumes - a produção de gases - mantendo ou até aumentando a quantidade de nutrientes ingeridos", disse Phillips.

"Para algumas pessoas, simplesmente comer mais legumes já ajuda, pois o corpo se acostuma com este processo, mas isso não acontece com todo mundo", disse Phillips.

"Eu sugeriria um aumento gradual na quantidade de legumes ingeridos na dieta como forma de se superar o problema", disse.

Phillips também lembrou que, especialmente nos Estados Unidos, há produtos químicos que podem ajudar a diminuir os gases.

"Apesar da preocupação óbvia em relação ao problema dos gases, não há nenhum mal que a ingestão de feijão ou de outros legumes possam causar", disse a pesquisadora, ressaltando os benefícios nutricionais do alimento.
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes