Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 18 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Caminhar sempre!
Einstein-saude, terça-feira, 12 de novembro de 2013
Caminhar sempre!

Fazer exercício físico regularmente é um dos grandes segredos para uma vida saudável. Esse hábito é apontado também como arma poderosa para o combate e a prevenção de uma série de doenças, inclusive as cardíacas.


Por se tratar de uma atividade de baixo impacto e que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, a caminhada é um dos exercícios mais indicados por médicos e especialistas para quem deseja manter a forma.


Não há mágica: a verdade é que caminhar regularmente ajuda a controlar ou evitar uma série de problemas de saúde. Por exemplo, apenas 30 minutos diários de caminhada são suficientes para auxiliar no controle de peso e da pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e a gordura localizada, melhorar a circulação, o sono e aumentar o bem-estar físico e mental, diminuindo o estresse.


Mas não é todo mundo que dispõe de 30 minutos todos os dias para fazer exercício, por esse motivo, médicos e especialistas em condicionamento físico sugerem de três a quatro vezes por semana.


Pequenos cuidados


Apesar de ser uma das atividades de menor impacto ortopédico ou cardiovascular, são necessários alguns cuidados. O primeiro passo é consultar o médico para saber se há algum tipo de limitação e passar por uma avaliação física. Portadores de artroses graves ns joelhos e quadris devem evitar esse exercício. O segundo é procurar um professor de educação física para preparar um programa de exercícios, específico para as suas necessidades.


Também é importante usar um tênis adequado para reduzir o impacto, manter-se bem hidratado, ter boa postura ao caminhar, com tronco ereto, queixo paralelo ao solo, abdômen contraído e ombros relaxados. Outra recomendação importante é começar devagar e aumentar o período de tempo de exercício e a freqüência de treino com o tempo.


Para os iniciantes, vale iniciar a atividade com 5 minutos de caminhada leve, seguidos de 10 minutos de passos mais acelerados, e outros 5 minutos finais de caminhada suave. Esses 20 minutos iniciais de treinamento devem ser aos poucos ampliados.


Quem é sedentário, normalmente tem dificuldade para começar uma atividade física.


Então qual é o segredo para criar o hábito de caminhar? Um bom começo é escolher um local bonito e agradável para se exercitar, longe do barulho de carros e da poluição; usar roupas confortáveis e procurar algum amigo para fazer companhia.


Fonte: Albert Einstein Sociedade Beneficente Israelita Brasileira http://www.einstein.br


Prezado Leitor, Ouvinte da Melodianão esqueça de curtiesse post e nos seguir no Twitter:@OsmarSantos_18  ou nos adicionar no FaceFacebook_Radio Melodia  Grato!

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes