Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
O Alarme tocou: obesidade é EPIDEMIA MUNDIAL
Danielle Dellorto, sábado, 2 de novembro de 2013
O Alarme tocou: obesidade é EPIDEMIA MUNDIAL
É GLOBAL: os problemas de saúde provocados pela obesidade agora superam os problemas provocados pela fome.

Esta frase me parece alarmante. O artigo abaixo revela números e fatos envergonhantes. No final das contas a solução está na educação e nas decisões políticas que resolvam destinar verbas para incentivar uma alimentação e estilo de vida mais natural e saudáveis.

Quer dizer, que eu saiba, só resta a informação + educação.

Independente, quem já sabe cabem ações PESSOAIS E GRUPAIS: tem que haver compromisso, assertividade, coerência. E mais: UNIÃO. Não só para sustentar as boas práticas de cada um, de cada família, mas para interagir e propagar...para a sua comunidade, cidade, país!

Conceição Trucom

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A obesidade já é uma crise de saúde global com extensões bem maiores do que os impactos da fome. E a principal causa de incapacidade em todo o mundo, de acordo com um novo relatório publicado em dez/2012 na revista médica britânica The Lancet. Cerca de 500 pesquisadores de 50 países compararam dados de saúde desde 1990 até 2010 no relatório “Global Burden of Disease”, revelando o que eles chamam de uma grande mudança global nas tendências da saúde. 

"Foi comprovado que houve uma grande mudança na mortalidade. Crianças que morriam de doenças infecciosas agora estão indo muito bem graças às técnicas de imunização", disse Ali Mokdad, co-autor do estudo e professor de saúde global do Instituto de Metrologia da Saúde e Avaliação da Universidade de Washington, que liderou o projeto colaborativo. "Não obstante, o mundo agora é obeso e estamos recebendo este impacto." 

A Diabetes está provocando uma crise de saúde no México.

No Kuwait encontram-se as pessoas mais obesas do mundo.

Os problemas do coração são caros.

Os conhecimentos sobre a obesidade deixam envergonhados aos pais.

O relatório revelou que cada país, com exceção daqueles da região sub-saariana, apresentam taxas de obesidade alarmantes: 

- Aumento da obesidade global de 82%, durante as últimas duas decadas.

- Os países do Oriente Médio estão mais obesos do que nunca, apresentando um aumento na obesidade de 100% a partir de 1990.

"O chamado estilo de vida ocidental está sendo adotado em todo o mundo, e os impactos são iguais em todas partes", disse Mokdad. 

De acordo com o relatório, os problemas de saúde provocados pelos  elevados índices de massa corporal agora superam os problemas provocados pela fome. Pela primeira vez, as doenças não transmissíveis (DNT), como o acidente vascular cerebral (AVC), a diabetes e as doenças do coração estão no topo da lista das doenças que causam longos anos de sofrimento nas pessoas.

Já é tempo de tratar desta epidemia mundial causada pela negligência. O professor Mokdad disse: "Todos esses problemas estão ligados à obesidade". "Estamos vendo inclusive uma grande porcentagem de pessoas que agora sofrem dores nas costas. Se pudéssemos reduzir as taxas de obesidade, veríamos a diminução do número de doenças não transmissíveis e também a diminuição destas dores." 

As pessoas estão vivendo mais tempo do que o previsto em 1990 - em média, 10,7 anos a mais para os homens, e 12,6 anos a mais para as mulheres. Mas, para muitos deles, a qualidade de vida durante esses anos não é boa. De acordo com o estudo, em média, as pessoas ficam atormentadas por doenças ou dores durante os seus últimos 14 anos de vida.

Que ironia: ganha-se 10-12 anos, mas perde-se 14 em qualidade de vida...

Tem-se conquistado avanços significativos na tecnologia médica para posibilitar vidas mais longas, acrescenta o autor: "Temos descoberto como manter vivas pessoas que sofreram um AVC, mas elas ficam impedidas durante muitos anos depois. Essa não é a qualidade de vida que a pessoa esperava." 

Nos países ocidentais as mortes por doenças do coração estão abaixo do 70%. No entanto, o número de pessoas diagnosticadas com doenças cardíacas está aumentando a taxas alarmantes.

As doenças não transmissíveis (DNT) são um desafio global de "proporções epidêmicas", de acordo com a Dra. Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde. Em um discurso para a Assembléia Geral da ONU no ano passado, ela disse as DNT são um "desastre em câmera lenta" e eventualmente podem quebrar qualquer banco. O relatório é enfático:

O mundo está ficando obeso e isto tem que parar. 

Líderes da ONU dedicaram uma reunião de dois dias para conseguir uma "declaração política" destinada a conter a onda crescente de DNT. Foi porém apenas a segunda vez que um problema de saúde foi debatido em uma reunião especial da Assembleia Geral, após uma promessa que o grupo fizera há uma década para combater a AIDS.

Mudando a maneira de pensar no tratamento das DNT, de forma a preveni-las, poderia ser benéfico também para a doente economia mundial. As DNT vão custar mais de 30 trilhões de dólares nos próximos 20 anos, de acordo com um relatório do 2011 publicado pelo Fórum Econômico Mundial e a Harvard School of Public Health. Eles estimam que um adicional de US$ 16 trilhões serão gastos no tratamento de doenças mentais - custos que poderão levar milhões de pessoas à pobreza, dizem os economistas. 

"Esperamos que os políticos prestem atenção a esses números e que implementem programas para frenar estas tendências", disse Mokdad.

Quem vai ficar esperando? Você? Quem mais?

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes