Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
PROBLEMAS EMOCIONAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE DISFUNÇÃO ERÉTIL
Uai, domingo, 5 de outubro de 2008
PROBLEMAS EMOCIONAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE DISFUNÇÃO ERÉTIL
O vigor da juventude nem sempre significa performance virtuosa na cama. Pesquisa do Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (ProSex) mostrou que 35% dos homens no Brasil de 18 a 40 anos sofrem de disfunção erétil em algum nível.

Um novo estudo, com base no levantamento do ProSex, procurou identificar quem são esses jovens que costumam "falhar" na hora H. Baixa escolaridade, pouco acesso a informações e experiências ruins no início da vida sexual estão entre as características do grupo analisado. Em quase 100% dos casos, a falta de ereção vem de uma dificuldade emocional, como ansiedade excessiva ou insegurança.

Autor da dissertação de mestrado intitulada Estudo da disfunção erétil em uma população jovem de homens brasileiros, que traçou o perfil desse grupo, o urologista Fernando Gonini destaca a prevalência de problemas psicológicos. "Vimos, em toda a amostra de 2 mil entrevistados, um número insignificante de pessoas com doenças como hipertensão, diabetes ou colesterol alterado, fatores que provocariam a falta de ereção. Portanto, embora não tenhamos investigado a natureza das dificuldades emocionais, podemos afirmar que elas são a causa do distúrbio", afirma.

Eduardo Bertero, diretor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, ratifica a opinião. "É raro você ter um indivíduo de menos de 40 anos com algum problema mecânico no pênis. A maioria nessa faixa etária que chega à minha clínica e no serviço público, onde também atendo, sofre de muita ansiedade, fobias, angústias", afirma o médico. Claudecy de Souza, psicoterapeuta sexual, explica que essas complicações emocionais são fruto de conceitos inadequados que o homem muitas vezes recebe e cultiva. "Uma idéia equivocada muito comum é de que ele sempre tem que estar pronto para o sexo, o que não é verdade", diz.

Essa cobrança exagerada, de acordo com o especialista, pode facilmente culminar em problemas entre quatro paredes. "Os homens ignoram o estado físico e emocional deles mesmos. Imagine que o sujeito teve um dia difícil no trabalho, está cansado, chateado. Mesmo assim não pode falhar, tem que desempenhar o papel de machão, ser o super-homem", critica Souza. Casos assim, destaca o psicólogo, são tratados basicamente com terapia. "Nunca atendi nenhuma pessoa na faixa etária de até 40 anos que precisasse tomar medicamentos. O remédio só resolve o problema na hora. Mas temos que atacar a causa, que, entre os homens mais jovens, tem a ver com o estado emocional", afirma.

Outro dado verificado na pesquisa é a baixa escolaridade dos homens acometidos pela disfunção erétil. Entre o grupo dos 2 mil entrevistados, com e sem o problema, 54% daqueles que tinham o 1º grau incompleto admitiram dificuldades de ereção. No universo dos que concluíram o nível superior, a prevalência foi de 23,4%. "Trabalhamos com a hipótese de que o homem com menos instrução tem renda menor, índice de desemprego maior, pouco acesso a informações sobre sexo, tudo isso redunda em problemas de sexualidade", afirma Gonini.
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes