Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 19 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Internet
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Os profissionais no mercado de publicidade on-line
Publicidade Digital, sábado, 26 de novembro de 2011
Os profissionais no mercado de publicidade on-line

Existe atualmente uma completa escassez de profissionais voltados para o digital. Essa falta se dá em função do crescimento da própria internet e através da conscientização de que a web não pode mais ser ignorada ou colocada como apenas um canal de comunicação. Em alguns casos a web pode ser o próprio meio de sobrevivência de algumas empresas.


Já dissemos que profissionais de marketing e publicidade on-line devem ser multidisciplinares, mas para se ter uma idéia da falta de profissionais qualificados, é comum se ver agências de publicidade digital anunciando seu serviço em links patrocinados. Parece que falta até mesmo conhecimento sobre SEO nessas agências. Como então elas vão poder trabalhar a imagem institucional de seus clientes se não conseguem fazer nem mesmo para elas próprias? Será que enviando e-mail? O tão propalado e-mail marketing, que mais se assemelha a panfletagem?


Se por um lado há escassez de profissionais capacitados a operar no mercado de publicidade e marketing digital, há também escassez de cursos destinados à área.


Em alguns casos, até se tem o curso, mas as grades não avançam ou estão muito aquém da tarefa de formar bons profissionais.


O novo marketing passou por uma reestruturação devido à internet. Pode-se considerar que o marketing atual é o marketing 2.0. Mas e os cursos, será que acompanharam a tendência? Há alguns cursos até mesmo de pós-graduação, MBA etc, voltados para o setor, mas como o fenômeno da internet é relativamente recente, há também escassez de bons docentes no mercado.


Em relação aos cursos, somente alguns colocam o SEO como parte de sua grade. Parece que os profissionais de publicidade e marketing digital têm que ficar discutindo formatos e veículos, e não a parte prática de como fazer publicidade e marketing de internet. É bem provável que na montagem desses cursos, levem em consideração envio de e-mail e outras técnicas de abordagem, já que estratégia de posicionamento em sistemas de busca, não deve ser o fator principal.


Se os cursos são incompletos e não abordam em profundidade o assunto, é porque os docentes também não estão preparados para atender a demanda. Não somente a grade curricular se torna insípida, mas também a experiência do corpo docente em função das rápidas mudanças que acontece no meio digital.


Redes Sociais


Como ainda não se tem métricas consolidadas de abordagem em redes sociais, tudo ainda é uma grande experiência e tudo vai se desenvolver do jeito que normalmente se desenvolve algo: tentativa e erro.


E é testando que se consegue obter algum resultado. Essa é a verdadeira experiência que docentes devem ter. Profissionais de marketing e publicidade on-line têm o mesmo desafio: trabalhar as marcas das empresas e fazê-las ter lucro. Esse é o papel fundamental de qualquer campanha de marketing digital, que o marketing tradicional também aborda, mas no digital, outros fatores estão envolvidos.


No entanto, não existe, até o presente momento, uma entidade ou empresa que seja a palavra final em qualquer coisa que se relacione à internet, ainda que alguns queiram assumir o posto de reguladores dos meios digitais. Tanto os profissionais, assim como as escolas e os docentes, vão aprender no formato da tentativa e erro, até que tenhamos pessoas realmente qualificadas para operar nesse “novo” ambiente.


 

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(28/11/2016) Tecnologia Connected Cars
(21/04/2016) Vai dar briga! Governo critica Anatel e vai exigir internet ilimitada
(28/06/2014) Players em flash aacplus para site e blogs. Gratuitos
(30/09/2013) Mídias Censuradas pelo Facebook
(30/01/2013) Internet é a mídia de maior crescimento publicitário no mundo
(17/01/2013) Tendências das redes sociais e Smartphones em 2013
(14/01/2013) E as rádios via internet, ameaçam o formato convencional?
(29/07/2012) Pedido de socorro via twitter funciona em tempo real
(05/07/2012) Conselho de Direitos Humanos apoia a liberdade na internet
(29/03/2012) Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa
(28/03/2012) Aplicativo permite adicionar 'inimigos' no Facebook
(10/03/2012) Publicidade na Internet brasileira só perderá para a TV aberta em 2015
(30/01/2012) PUBLICIDADE NA INTERNET JÁ SUPERA MÍDIA CONVENCIONAL
(29/01/2012) Após derrubar Megaupload, FBI quer dominar Facebook
(29/01/2012) As 10 coisas mais irritantes do Facebook


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes