Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 18 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Dia do Idoso: nunca é tarde para ser saudável
Por Nádia Heisler, quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Dia do Idoso: nunca é tarde para ser saudável
O Dia do Idoso, celebrado no dia 27 de setembro no Brasil e no dia 1º de outubro internacionalmente, é uma ótima oportunidade para incentivar a prática de esportes para pessoas acima dos 60 anos e esclarecer dúvidas com relação à atividade física na terceira idade. De acordo com o ortopedista Dan Oizerovici, especialista em cirurgia no joelho e artroscopia do Hospital Israelita Albert Einstein, a idade não é critério determinante para essa prática, visto que o idoso que mantém o metabolismo em alta melhora o aspecto físico e diminui os problemas de saúde.

Esse dia especial está aí para derrubar a relação idade versus esporte e comprova que não existe faixa etária para ficar saudável e na ativa. Além disso, a prática de esportes para pessoas acima dos 60 anos pode até minimizar os efeitos do tempo.



O ortopedista Dan Oizerovici, declara: "há pessoas absolutamente atuantes aos 60 anos e há outras mais jovens e sedentárias". E completa: "por isso, o critério da performance é o mais importante. Depende mais do que a pessoa consegue fazer e realizar".

Mas é evidente que a perda de reflexos e a atrofia dos músculos, que ocorre com a idade, não deve passar batido. Por isso, o especialista recomenda aos iniciantes com mais de 60 anos que antes de começarem as atividades, façam uma avaliação multidisciplinar. Dessa forma, possíveis lesões no sistema multiesquelético, como ombros e coluna, podem ser diagnosticadas ou até mesmo evitadas. Em seguida, um exame ergométrico e o acompanhamento de um médico cardiologista devem ser realizados.


Os exercícios mais indicados para essa faixa etária são a musculação e os esportes aeróbicos, especialmente para as mulheres e, principalmente, em casos de osteoporose, correção de postura, força e equilíbrio.



"O ideal é começar aos poucos, com a musculação, que tem o objetivo de conquistar gradativamente uma musculatura que ainda é inativa. É interessante também que, esportes nunca praticados sejam excluídos, a fim de que lesões e machucados mais sérios sejam evitados", afirma o especialista Dan Oizerovici.

É fundamental ter o conhecimento de que o esporte não implica diretamente na longevidade, mas sim, na qualidade de vida, além de favorecer condicionamento físico, equilíbrio e ser eficaz na cura de problemas de saúde. Você está se achando muito sedentária? Então se inspire no Dia do Idoso e lembre-se: nunca é tarde para começar! Agora sim, boa sorte.
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/11/2016) Caminho sem volta
(19/03/2014) Como descobri a intolerância à lactose
(18/03/2014) Dr. André Su - 30 razões para não beber o leite de vaca
(18/03/2014) Leite e o câncer de mama
(17/03/2014) A Verdade Sobre o Mito do Leite
(17/03/2014) O Mito do Leite (e derivados) - Por que estamos sendo enganados
(29/01/2014) Música X Cancer
(27/11/2013) Fabiana Passoni, Cantora brasileira sobrevive a câncer de mama
(26/11/2013) Praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças
(16/11/2013) Viver até os 160 anos!?
(12/11/2013) Caminhar sempre!
(11/11/2013) Agentes de saúde serão capacitados sobre controle e prevenção do diabetes
(11/11/2013) Maioria dos idosos não sabe que possui diabetes
(07/11/2013) Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China
(07/11/2013) Desconsiderado por muitos pacientes, o pré-diabetes compromete nervos e artérias


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes