Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 18 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Notícias
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Novas práticas de abuso de autoridade
Rádio Câmara, sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Novas práticas de abuso de autoridade

Relator muda o conteúdo de projeto do Senado sobre novas práticas de abuso de autoridade. O polêmico substitutivo, que também envolve questões ligadas à imprensa, será votado na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.


O texto original do projeto (PL 6361/09), já aprovado pelos senadores, incluía quatro novas práticas passíveis de punição ao agente público, como exigir a apresentação de documentos sem amparo legal; e divulgar decisões judiciais antes de sua publicação oficial, exceto quando tal decisão for transmitida ao vivo pelo Judiciário e pelos sites oficiais.


Mas o relator, deputado Silas Campos, do PSC do Amazonas, decidiu rejeitar a proposta do Senado e apresentar um substitutivo englobando os seis projetos de lei que tramitam em conjunto.


Segundo Silas, a intenção é garantir ao cidadão sob custódia de agentes públicos a inviolabilidade da intimidade e da honra prevista na Constituição. O deputado acredita que seu texto também ajuda a aperfeiçoar a relação entre agentes públicos, imprensa e Judiciário.


"Ao agente público cabe proteger a pessoa que está sob sua custódia. Então, a imprensa chega lá e bate foto; tem policial que levanta a cabeça do cara, expõe o cara com algema etc. Ao contrário do que se diz, a imprensa está completamente protegida pelo que a Constituição garante, mas ao agente público cabe a inviolabilidade da intimidade privada, da honra e da imagem da pessoa que está sob sua custódia. O nosso cuidado é proteger a liberdade de imprensa, mas também proteger, através do poder público, pessoas que tenham os seus processos não transitado em julgado".


O substitutivo de Silas Campos afirma que "qualquer pessoa indiciada em inquérito policial, autuada em flagrante delito, presa provisória ou preventivamente, réu, vítima ou testemunha de infração penal" terá a sua intimidade respeitada.


Ainda de acordo com o texto, constitui abuso de autoridade constranger tais pessoas a participar de ato de divulgação de informações aos meios de comunicação ou serem fotografadas ou filmadas com esta finalidade.


O substitutivo já foi retirado da pauta de votação da comissão várias vezes. A última delas foi por iniciativa do deputado Miro Teixeira, do PDT fluminense, preocupado com seus efeitos sobre a liberdade de imprensa.


"Sempre que a liberdade causar alguma espécie de embaraço à verdade, isso se resolve com mais liberdade. O Brasil está se desenvolvendo, o povo está participando do desenvolvimento, a impunidade já não é o que era e penso que a imprensa só tem colaborado para isso".


Além da Comissão de Ciência e Tecnologia, o projeto também será analisado na Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao Plenário.


De Brasília, José Carlos Oliveira


quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Rádio Câmara


Telefone: (61) 3216-1700 
Fax: (61) 3216-1715 
Fale Conosco
 
 
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(16/03/2019) Ministro da Infraestrutura anuncia concessão de três novas ferrovias
(26/10/2018) Presidente João Figueiredo
(01/01/2015) O Legado de um corredor
(29/12/2014) Maratonista de 103 anos volta à ativa
(29/12/2014) Idosos velozes e furiosos
(31/03/2014) Cancelamento de contratos: Telefonia, banda larga e TV por assinatura
(30/08/2013) Golpe da Vivo móvel e Ace seguradora
(19/06/2013) Protestos indicam que modelo brasileiro chegou ao limite, diz FT
(17/02/2013) Blogueira cubana Yoani Sánchez inicia viagem pelo mundo
(08/02/2013) Descoberta de carne de cavalo em lasanhas da Findus agita Reino Unido
(08/02/2013) Pessoas infelizes assistem mais TV, diz estudo
(02/02/2013) Conservadores lançam alternativa ao Facebook
(23/01/2013) Agulhas contaminadas com HIV!!! Não repasse.
(06/01/2013) 4 técnicas de lavagem cerebral que estão sendo utilizadas em você
(06/01/2013) Programados para morrer, conspiração da indústria


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes