Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 25 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Limpando os arquivos temporários do Windows
Elias Picão, terça-feira, 26 de julho de 2011
Limpando os arquivos temporários do Windows
Introdução

Todo mundo sabe que o Windows e a maioria dos programas, criam arquivos temporários para seu uso. Porém, nem todos os programas apagam os rascunhos que criam, deixando-os entulharem o sistema do usuário.

Os arquivos temporários ocupam espaço no HD, como qualquer outro arquivo. Por si só, eles não reduzem o desempenho. Mas, aos poucos, conforme mais e mais arquivos inúteis vão ficando armazenados, o computador começa a ficar mais lento, por causa da fragmentação dos dados no HD. Além do espaço desperdiçado, que pode chegar a vários gigabytes em HDs de quem nunca limpa os temporários.

Talvez você pense, "com HDs gigantescos, não preciso ficar limpando os temporários freqüentemente". Não é bem assim... Quanto mais espaço, e mais tempo de uso, conforme o instala/desinstala programa, abre/fecha arquivos zipados (que normalmente são extraídos para a pasta dos temporários), etc, seu HD vai ficando com mais e mais arquivos temporários. A situação fica pior ainda para quem mantém o Windows numa máquina virtual, onde normalmente se define um tamanho pequeno de HD, e os temporários reduzem a performance, atrapalham o backup (para quê fazer backup de lixo?!)... Ou seja, não dá para manter para sempre os temporários no seu computador, se você quiser seu sistema sadio; além de poder aproveitar melhor o espaço do seu HD com arquivos que você precisa.Além disso, como se não bastasse, muitos programas gravam e não limpam depois dados no registro. O registro é um banco de dados no Windows, cujo objetivo é armazenar de forma organizada as configurações do sistema, do próprio Windows, e dos programas que queiram utilizá-lo.

Existem seções diferentes do registro para cada programa, mas muitos não limpam suas configurações e dados quando são desinstalados. Isso com o tempo vai deixando o registro cheio de lixo, com configurações antigas de programas que você não vai mais usar. Por isso é bom uma limpeza, mas esta é praticamente impossível de se fazer manualmente.

Para começar, o registro não é um arquivo de texto, é um arquivo binário que segue um formato específico. O Windows possui um editor, muito conhecido: o "regedit" ("Iniciar > Executar > regedit"). Mas são tantos os locais que podem armazenar dados antigos ou inúteis, que a caça manual por eles não é uma boa idéia. Para isso precisamos usar programas limpadores de registro, como comentarei mais a frente.

Muita gente reclama do registro do Windows, comparando muitas vezes com a forma das configurações do Linux, que ficam em arquivos de texto puro, legíveis e facilmente editáveis/substituíveis. Ambas as formas de guardar as configurações têm suas vantagens e desvantagens. Os arquivos de configuração são fáceis de editar (basta abri-los em qualquer editor de textos), é fácil fazer backup copiando os arquivos, etc. Já o registro não tem nada disso, se o Windows não inicia, muitos problemas não têm como ser consertados. Em compensação, o acesso aos dados no registro normalmente é mais rápido, especialmente se feito várias vezes seguidas, do que em arquivos de texto. E também, dificulta para os usuários editarem ou excluírem algo inadvertidamente, o que prejudicaria o funcionamento normal do sistema.

Bom, não vamos discutir qual é melhor ou pior, vamos organizar melhor o Windows para evitar lentidão, lentidão essa que sempre acontecerá com o tempo, mesmo em computadores mais parrudos, com o instala/desinstala/baixa/copia/move arquivos.

Programas limpadores de arquivos


 


 

 

 

 

 

 


Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(07/07/2014) Melodia Online no Som do seu Carro
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(18/05/2012) Como ouvir ( sintonizar) a rádio Melodia pelo navegador Google Chrome?
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes