Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 26 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tutorial
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Rádio Melodia: alma e coração revitalizados
Sílvio Gomes, sábado, 23 de janeiro de 2010
Rádio Melodia: alma e coração revitalizados

Para quem é apenas um internauta e não familiarizado com assuntos de internet, termos como web designer, linguagem html, links dinâmicos e afins, a princípio podem parecer que, para se construir um site, basta digitar alguns comandos, inserir as imagens e... voilà! – está tudo pronto. Mas, na prática não é bem assim que as coisas acontecem.


Elaborar um site requer planejamento, pensar na dinâmica de sua estrutura, conceber sua forma, ajustar uma infinidade de parâmetros, determinar suas aplicações, gerenciar conteúdo e fazer com que seja intuitivo e de fácil compreensão por usuários dos mais diversos níveis e, por fim, mas não finalmente, desenhar uma estética que concilie beleza e funcionalidade.


Mesmo após definida sua ordem de prioridades, um site requer mudanças constantes face à velocidade com que as coisas acontecem no universo da informática. E para suportar essas irrequietas novidades, os sites devem ser planejados de forma tal que possam sofrer atualizações em curtos períodos de tempo. Portanto, planejar um site não basta apenas pensar no agora, mas também antever o futuro – que no mundo dos bytes chega muito mais rápido do que se possa prever.


Para se ter uma idéia dessa tarefa, o novo site da Melodia Web, pelos padrões atuais, pode ser considerado de média complexidade. Sua reestruturação começou a ser planejada em novembro de 2009. Estamos findando janeiro de 2010 e o site da emissora ainda não está totalmente concluído.


É certo que muitos avanços já aconteceram, pois as alterações em curso cuidaram, primeiramente, da parte estética. No entanto, sua base estrutural anterior foi preservada para poder manter a emissora no ar.


Alterações radicais nesse esqueleto de instruções de bits e bytes sofreria o risco de tirar a Melodia Web de operação – fato que, em respeito aos ouvintes/internautas, nunca se cogitou. Com isso, as mudanças têm sido processadas de forma paulatina, porém seguras. Quase não houve interrupções e mesmo as pequenas inconveniências ocorridas durante o processo de migração, poucas foram percebidas pelos usuários.


A Melodia Web teve a ousadia de radicalizar. Mudou e muito. Desde seu logotipo, links e botões de acessos, layouts dos Players, novas artes, cores, formatação de textos e a diagramação geral foram pensados e testados à exaustão. Pode-se até questionar se a nova aparência é do agrado de todos, pois arte é uma manifestação subjetiva. No entanto, não há como negar que, os propósitos principais foram alcançados. O site modernizou-se e ganhou outra vida.


O crédito a esse processo não cabe tão somente a uma única pessoa. Na verdade a três profissionais que não mediram esforços em ceder horas, inclusive de seus lazeres, a essa empreitada.


Os méritos devem ser atribuídos a Adriel Menezes, engenheiro em informática, responsável pela dinâmica das operações, que fez com que toda essa mágica pudesse tornar-se realidade. Um pouco a mim, Silvio Gomes, designer gráfico e publicitário – no entanto, ainda noviciado em web designer e que teve a petulância de propor e conceber o novo layout. E, naturalmente, àquele de fundamental importância no processo – Osmar Santos, diretor geral da Melodia Web – que, ao monitorar as ações, teve a coragem de apostar na idéia e confiar que dois atrevidos pudessem brincar com a sua “menina dos olhos”.


No fim todos ganharam. Os que emprestaram seus modestos talentos por uma causa que acreditam e, a razão de tudo, os ouvintes/internautas que passam a contar com a emissora do coração cada vez mais vibrante.


A Melodia Web parte agora para uma nova fase. Sim, como uma rádio modernizada. Mas com a alma das de antigamente.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/06/2019) Papéis de Parede (wallpaper) da Rádio Melodia
(19/06/2019) Como deixar de seguir um site no Google Friend Connect Passo a passo
(25/01/2010) Conhecendo os recursos do site da Rádio Melodia
(23/01/2010) Rádio Melodia: alma e coração revitalizados


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes