Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Internet
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
NOVO ORKUT SERÁ MAIS SIMPLES, BONITO, RÁPIDO E FÁCIL
Frederico Bottrel - Estado de Minas, segunda-feira, 9 de novembro de 2009
NOVO ORKUT SERÁ MAIS SIMPLES, BONITO, RÁPIDO E FÁCIL

Com cara de Facebook


Novos recursos vão deixar rede de relacionamentos mais simples, bonita, rápida e fácil de navegar. Tudo o que o concorrente já tem


Agora, o Orkut deve "facebookar" de vez. As mais significativas mudanças de layout, desde o surgimento da rede social (preferida entre os brasileiros), anunciadas na última semana, deixam clara a aproximação entre os novos recursos da rede do Google e a navegabilidade que já caiu nas graças dos adeptos do Facebook (a rede social preferida no resto do mundo).
Nesta semana, o Informá[email protected] testou as novas funções (ainda restritas a convidados) e descobriu que o novo Orkut é mais simples, bonito, rápido e fácil de navegar – tudo que o Facebook já era. O Google nega que as mudanças tenham sido motivadas pelo crescimento recente da rede concorrente entre os brasileiros e diz que reinventou o Orkut partindo do nada.

O burburinho causado pelo anúncio das mudanças no layout tem razão de ser e faz parte do jeito Google de fazer grandes anúncios: transforme a coisa em exclusiva e vai chover de gente querendo. Foi assim com o próprio Orkut, quando surgiu; com o gMail e com o Google Wave. Durante os primeiros 15 minutos de teste do novo layout, a reportagem atualizou o status do perfil avisando: “Testando o novo Orkut”. Nada menos que 12 pessoas mandaram recados pedindo para testar também. Em vão, já que o Google ainda não liberou convidados a enviar convites – e também não informa quando vai liberar.

O que chama a atenção de cara é a personalização: em vez do desbotado visual azul-bebê-de-sempre, agora há opções de cores para deixar seu perfil diferente. Ainda são limitadas, mas, a julgar pelo iGoogle, gMail e Google Chrome, não deve demorar a surgir uma profusão de temas. As informações restantes (como o perfil completo, suas preferências e aplicativos) ficam todas sob a aba “Mais”. Lá dentro, a navegação ainda está parecida com o layout antigo.

As fotos também ganham destaque: a do perfil está maior e o upload de imagens para os álbuns está mais rápido (o Google promete velocidade três vezes maior). A porção “dedo-duro” da página (aquela que mostra quem espiou seu Orkut recentemente) agora mostra as fotos dos visitantes. A parte de “amigos em comum”, nas páginas de colegas, também mostra logo as imagens dos tais conhecidos.

A navegação pelas comunidades, contatos e informações dos amigos também está mais fácil e pode ser feita diretamente a partir da página inicial, sem a necessidade de cliques e novas telas – um golpe de praticidade. Aquela chatice de ficar procurando seus amigos pulando de página em página já era. Todos estão na sua página inicial, contidos em uma parte da página que descobriu a barra de rolagem, facilitando a vida.

As atualizações dos amigos também vão parar, diretamente, na página inicial: sem precisar ir ao perfil do colega, você já assiste ao vídeo que ele acaba de postar na sua home. O mesmo vale para fotos. Quer comentar uma imagem que um amigo acaba de postar? Faça isso direto na sua página inicial. O novo Orkut economiza cliques.

Vale lembrar que essa fase inicial apresenta muitos bugs. Uma misteriosa mensagem de “Autenticação expirada, atualize a página e tente novamente” apareceu todas as vezes em que tentamos adicionar algum amigo sugerido pelo novo Orkut. A sugestão, coisa que o Facebook também faz, não deu certo em nenhuma de nossas tentativas, lembrando o clássico “Bad bad server, no donuts for you”, que dava nos nervos dos orkuteiros, há algum tempo.

De acordo com o Google, a migração para a nova versão não terá impacto na experiência dos usuários e nem nos dados dos perfis (atenção, porque agora o Google já faz os cálculos, a partir de sua data de nascimento informada no cadastro e conta, para todo mundo, a sua idade). A expectativa é de que até o fim do primeiro semestre de 2010 todos os internautas já acessem o novo Orkut.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(28/11/2016) Tecnologia Connected Cars
(21/04/2016) Vai dar briga! Governo critica Anatel e vai exigir internet ilimitada
(28/06/2014) Players em flash aacplus para site e blogs. Gratuitos
(30/09/2013) Mídias Censuradas pelo Facebook
(30/01/2013) Internet é a mídia de maior crescimento publicitário no mundo
(17/01/2013) Tendências das redes sociais e Smartphones em 2013
(14/01/2013) E as rádios via internet, ameaçam o formato convencional?
(29/07/2012) Pedido de socorro via twitter funciona em tempo real
(05/07/2012) Conselho de Direitos Humanos apoia a liberdade na internet
(29/03/2012) Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa
(28/03/2012) Aplicativo permite adicionar 'inimigos' no Facebook
(10/03/2012) Publicidade na Internet brasileira só perderá para a TV aberta em 2015
(30/01/2012) PUBLICIDADE NA INTERNET JÁ SUPERA MÍDIA CONVENCIONAL
(29/01/2012) Após derrubar Megaupload, FBI quer dominar Facebook
(29/01/2012) As 10 coisas mais irritantes do Facebook


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes