Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 25 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
"TELESCÓPIO DE TEMPO" AMPLIA COMUNICAÇÕES POR FIBRAS ÓPTICAS
Inovação Tecnológica, terça-feira, 6 de outubro de 2009
"TELESCÓPIO DE TEMPO" AMPLIA COMUNICAÇÕES POR FIBRAS ÓPTICAS

Telescópio de tempo


Criado e difundido por Galileu há mais de 400 anos, já houve tempo suficiente para que a humanidade se acostumasse com os telescópios, equipamentos capazes de "ampliar o espaço," trazendo detalhes muito além do que os nossos olhos são capazes de enxergar.


O chip de silício no centro da imagem contém os guias de onda que combinam os feixes de luz para diminuir sua duração, aumentando a capacidade de transmissão de dados. [Imagem: Alexander Gaeta]


Agora, pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, afirmam que um "telescópio de tempo," um equipamento capaz de ampliar o tempo, seria igualmente benéfico, permitindo que uma quantidade muito maior de dados seja enviada através das fibras ópticas, otimizando todas as comunicações, tanto de voz quanto de dados.


Lentes de tempo


Não é possível acelerar a luz que flui através da rede global de fibras ópticas. Mas o pesquisador Mark Foster defende que é possível compactar mais informações dentro de cada pulso de luz, usando o que ele e seus colegas chamaram de "telescópio do tempo," um dispositivo construído com "lentes de tempo."


"Uma lente de tempo é essencialmente como uma lente óptica", diz Foster. Uma lente óptica pode desviar um feixe de luz para concentrá-lo em uma área muito menor do espaço. Uma lente de tempo, por sua vez, concentra uma seção de um feixe de luz em uma fatia muito menor de tempo.


Focalizando o tempo


E não é só teoria. Os pesquisadores demonstraram a possibilidade de suas lentes de tempo construindo-as com guias de ondas feitas de silício. Um pulso contendo informações codificadas, formado por uma série de pulsos ainda menores da luz emitida por um raio laser, cada um representando os 0s e 1s da mensagem, entra no guia de ondas, combinando-se com um outro pulso de luz emitido por um laser de infravermelho.




[Imagem: Foster et al.]


O pulso de infravermelho faz os átomos do guia de ondas vibrarem, induzindo alterações na frequência do pulso de laser que carrega os dados antes que ele saia do guia de ondas e continue seu caminho pela rede de fibras ópticas.


"A parte frontal do pulso de dados tem sua frequência deslocada para baixo, e sua porção final tem sua frequência deslocada para cima no interior do guia de ondas de silício", explicou Foster à revista New Scientist.


Como a velocidade da luz que passa através de um meio depende de sua frequência, a frente do pulso fica mais lenta, enquanto a sua parte de trás se acelera. No ponto focal da lente de tempo, a traseira do pulso aproxima-se da parte frontal, produzindo uma imagem transitória que contém o espectro de todo o pulso de luz.


Ampliando o tráfego de dados


Os pesquisadores usaram seu telescópio de tempo para transformar um pulso de luz de 2,5 nanossegundos em outro, com apenas 92 picossegundos. O pulso original continha 24 bits de dados, e nenhuma informação foi perdida no processo de codificação e decodificação, ainda que o pulso compactado tivesse apenas 1/27 do comprimento do pulso original.


Um telescópio de tempo destes poderia ser usado para comprimir os dados que passam através das redes ópticas, que são a base das comunicações globais, diz Foster. "Nós seríamos capazes de enviar 27 vezes mais informações em cada canal."

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(07/07/2014) Melodia Online no Som do seu Carro
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(18/05/2012) Como ouvir ( sintonizar) a rádio Melodia pelo navegador Google Chrome?
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes