Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 19 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Internet
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
REINO UNIDO QUER POPULAÇÃO TODA CONECTADA À INTERNET ATÉ 2012
Heloisa Lupinacci, de O Estado de S. Paulo, segunda-feira, 5 de outubro de 2009
REINO UNIDO QUER POPULAÇÃO TODA CONECTADA À INTERNET ATÉ 2012

O governo britânico divulgou, na terça (16), o relatório Digital Britain, em que anuncia prioridades e metas do governo para o futuro digital. O principal ponto do documento, apresentado pela Secretaria de Estado para Cultura, Mídia e Esportes, é a intenção de, até 2012 (data dos Jogos Olímpicos em Londres) garantir acesso universal à internet de banda larga - 2 Mbps. A meta não é tão difícil quanto parece: só 10% da população do país tem conexão inferior a isso. O governo planeja investir 200 milhões de libras para atingir o objetivo.


Garantido o acesso universal, o próximo passo será o desenvolvimento de uma internet superrápida. E o relatório aponta que isso ficará na mão do governo, para evitar que "um reino divido em dois", com pessoas mais conectadas e outras menos. Para isso, será criado um fundo nacional, alimentado por uma taxa de 50 centavos por mês para o uso de linhas telefônicas fixas.


CRISE ECONÔMICA


O mote do documento é preparar o Reino Unido para uma recuperação após a crise financeira - preparando-o para um futuro em que a economia será fortemente digital. Para isso, o relatório afirma que é fundamental, portanto, que a estrutura digital do país esteja consolidada.


Para apresentar a inevitabilidade da face digital para o futuro de um país, a introdução do documento, assinada pelo lorde Carter de Barnes, ministro de Comunicações e Tecnologia, traça uma comparação sobre a velocidade da informação. "Em 26 de agosto de 1768, quando o capitão Cook embarcou rumo à Austrália, levou dois anos e 320 dias para que ele voltasse e descrevesse o que viu lá. Ontem (15/6), vinte horas de novo conteúdo foram postadas no YouTube por minuto, 494 hexabytes de informação transitaram pelo mundo, foram mais de 2,6 bilhões de minutos de ligações telefônicas entre celulares na Europa e milhões de pesquisas foram feitas usando o Google. O mundo digital é uma realidade de nossas vidas".


DIREITOS AUTORAIS


Outra realidade que o documento aborda é a da pirataria. E quanto a isso o relatório não bate o martelo. Aponta porém algumas medidas que poderão conduzir a área. De um lado, menciona a criação de uma campanha educativa para esclarecer que pirataria é crime. O documento parte da premissa de que as pessoas não querem praticar atos ilegais e que, portanto, ao saber que fazer o download gratuito de um arquivo protegido por direitos autorais é cometer um crime, vai preferir não fazê-lo. Do outro lado, sugere que seja estimulado o mercado de download legal, como lojas virtuais.


E quanto aos piratas inveterados, abre a possibilidade de dar aos servidores um canal para que, a partir do uso de leis civis, eles cortem o acesso à internet dos piratas constantes, aos moldes da lei aprovada há semanas na França e, logo depois, julgada inconstitucional.


CONSULTAS


Elaborado a partir de diversos outros relatórios relativos ao tema, o documento final foi discuto com a população por meio de um fórum eletrônico e de uma série de desconferências, termo usado para designar conferências em que não há um palestrante ou mediador.


Outras medidas contidas no documento, que tem 245 páginas e pode ser baixado na íntegra a partir do site www.culture.gov.uk, dão conta do acesso à internet a partir do celular (o país quer aumentar a cobertura 3G a passos largos), do rádio (todas as emissoras nacionais e algumas regionais deixarão de transmitir de forma analógica até 2015), oficiais (os serviços do governo deverão estar disponíveis na web integralmente até 2012), e de redução de impostos (os videogames britânicos, por exemplo, poderão ter a taxa reduzida tanto em plataformas físicas como no online).


O documento conclui que o papel do governo está em xeque com essa transição. A frase é de efeito, mas explica a iniciativa. "Este relatório aponta os próximos passos na jornada rumo a um verdadeiro governo digital - um governo da web e não penas na web."

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(28/11/2016) Tecnologia Connected Cars
(21/04/2016) Vai dar briga! Governo critica Anatel e vai exigir internet ilimitada
(28/06/2014) Players em flash aacplus para site e blogs. Gratuitos
(30/09/2013) Mídias Censuradas pelo Facebook
(30/01/2013) Internet é a mídia de maior crescimento publicitário no mundo
(17/01/2013) Tendências das redes sociais e Smartphones em 2013
(14/01/2013) E as rádios via internet, ameaçam o formato convencional?
(29/07/2012) Pedido de socorro via twitter funciona em tempo real
(05/07/2012) Conselho de Direitos Humanos apoia a liberdade na internet
(29/03/2012) Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa
(28/03/2012) Aplicativo permite adicionar 'inimigos' no Facebook
(10/03/2012) Publicidade na Internet brasileira só perderá para a TV aberta em 2015
(30/01/2012) PUBLICIDADE NA INTERNET JÁ SUPERA MÍDIA CONVENCIONAL
(29/01/2012) Após derrubar Megaupload, FBI quer dominar Facebook
(29/01/2012) As 10 coisas mais irritantes do Facebook


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes