Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sábado, 20 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Notícias
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
QUALQUER UM PODE TER UMA RÁDIO SEM LIMITE DE ALCANCE
Rádio Melodia/ Osmar Santos, terça-feira, 22 de setembro de 2009
QUALQUER UM PODE TER UMA RÁDIO SEM LIMITE DE ALCANCE

Sem regulamentação, rede é território quase livre e dá voz a emissoras que não precisam de licença para existir.


A difusão começou em 2005, quando os criadores do sistema de som Barulho.org resolveram levar as festas que faziam nas ruas de São Paulo para o mundo. Foi criada a Dada Radio, que no começo era só um streaming do som tocado na rua. Mas a brincadeira cresceu. “Sentimos a necessidade de criar um site permanente, com programas e podcasts”, conta Amadeu “Zoe” Cardoso, professor e pesquisador na área de redes. Com o tempo, a Dada Radio encontrou o filão da música livre e experimental e montou um selo com coletâneas e lançamentos de novos artistas, o Dada Label.


As radiofrequências são um recurso limitado, administrado pela anatel e cedido a quem obtiver licença para operar.(Aos Apadrinhados, familiares e amigos de políticos) Mas, no território sem ondas da internet, não há limitações para a transmissão. Não é preciso licença para operar – qualquer um pode ter seu próprio canal.


A rádio carioca MaréManguinhos encontrou na web a maneira de se fazer ouvir. Em 1998, agentes da Polícia Federal apreenderam os equipamentos da então Manguinhos FM, que transmitia para os entornos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. A rádio comunitária ficou calada por sete anos. Em 2005, rebatizada de MaréManguinhos, ela voltou – mas, dessa vez, só na web. A própria comunidade da Maré, que deveria ter acesso à programação da rádio, não consegue ouví-la. “Poucos têm acesso à internet”, lamenta Jorge Henrigue Vieira, coordenador da rádio. Mas abrigada no território sem ondas da rede, a MaréManguinhos vai longe. A rádio já retransmitiu conteúdo para rádios comunitárias de todo o Brasil e hoje sua programação educativa é retransmitida para uma FM de Santa Catarina.


Em São Paulo, a criação de uma rádio web foi a maneira encontrada para levar ao mundo a coleção de 78 mil discos (entre discos de acetato, vinis e CDs) da Discoteca Oneyda Alvarenga, criada por Mário de Andrade e hospedada no Centro Cultural São Paulo. A rádio é baseada em programas temáticos com o acervo e, também, na própria agenda do CCSP, com entrevistas e programas especiais com os artistas que fazem show na casa. “Na web, é preciso cuidar da parte visual. É o primeiro atrativo. É como o John, do Pato Fu, dizia: o site é a nova capa do disco”, explica Márcio Yonamine, responsável pela rádio.


Não há um levantamento preciso de quantas rádios web existam no País . Segundo o portal TudoRadio.com, o número de webrádios profissionais é “baixíssimo” – por isso, o site só cadastra rádios convencionais que também transmitem na rede. “Muitas rádios nascem da brincadeira de um garoto”, diz Fernando Telles, diretor da Rádio Rox, que tem um perfil comercial e patrocinadores.


Essa profissionalização não é fácil. No Brasil, não há nenhuma organização das rádios como ocorre nos EUA. Pelo contrário: há competição. “O pessoal não gosta de compartilhar tecnologia”, diz Telles. O radialista Ricardo Filho sentiu a dificuldade na hora de montar a RDWebStation, rádio de música pop do Vale do Paraíba. “Não importa de onde você esteja, outra rádio é concorrente”, diz ele, cujo bisavô fundou a Rádio Difusora de Taubaté em 1941.


Há ainda outra questão: por conta das limitações na nossa banda larga, a transmissão em streaming no Brasil é cara. “A maioria das webrádios fica fora do País”, diz Ricardo Filho. “Hoje eu pago R$ 1,50 por ouvinte, e pagaria o triplo se fosse no Brasil”, diz ele, que hospedou a rádio no Oriente Médio.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(16/03/2019) Ministro da Infraestrutura anuncia concessão de três novas ferrovias
(01/01/2015) O Legado de um corredor
(29/12/2014) Maratonista de 103 anos volta à ativa
(29/12/2014) Idosos velozes e furiosos
(31/03/2014) Cancelamento de contratos: Telefonia, banda larga e TV por assinatura
(30/08/2013) Golpe da Vivo móvel e Ace seguradora
(19/06/2013) Protestos indicam que modelo brasileiro chegou ao limite, diz FT
(17/02/2013) Blogueira cubana Yoani Sánchez inicia viagem pelo mundo
(08/02/2013) Descoberta de carne de cavalo em lasanhas da Findus agita Reino Unido
(08/02/2013) Pessoas infelizes assistem mais TV, diz estudo
(02/02/2013) Conservadores lançam alternativa ao Facebook
(23/01/2013) Agulhas contaminadas com HIV!!! Não repasse.
(06/01/2013) 4 técnicas de lavagem cerebral que estão sendo utilizadas em você
(06/01/2013) Programados para morrer, conspiração da indústria
(16/12/2012) Massacre de Sandy Hook x Escolas sem Deus


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes