Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Internet
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
NETBOOK / QUANDO VALE A PENA TER UM
Silas Scalione - Estado de Minas, sexta-feira, 18 de setembro de 2009
NETBOOK / QUANDO VALE A PENA TER UM

Hugo Bastos de Paula lembra que ideia básica do ultraportátil é viabilizar, de forma rápida, simples e de qualquer lugar, conexão à internet. (foto)


As vantagens de ter um netbook em casa são várias. A começar por ser um ultraportátil de dimensões reduzidas, dispensando, assim, o uso de mochilas e pastas especiais na hora de carregá-lo. Pode-se dizer que eles estão no meio do caminho entre os smartphones (como o iPhone e Blackberry) e os notebooks. São ideais para quem viaja muito, precisa se conectar à internet, mas se sente incomodado com o peso de um laptop ou com a diminuta tela de um celular.

Como a ideia básica dos netbooks é que se liguem de forma simples à web, em qualquer lugar, esses computadores têm diferentes tipos de conexão. “Wi-Fi, Bluetooth, modem 3G externo, modem 3G interno e placa de rede são as alternativas, mas nem todos os modelos contam com todas as opções. Assim, na hora da escolher um, considere o que tem os tipos de acesso que lhe serão mais úteis”, diz Hugo Bastos de Paula, coordenador do curso de sistemas de informação da PUC Minas.

Mesmo não tendo muito espaço de armazenamento (chegam aos 160GB, enquanto os notebooks vão bem além), os netbooks estão baseados no princípio da computação nas nuvens. Ou seja, os documentos e programas podem ser armazenados na internet, e não no próprio computador. Para quem mantém arquivos e programas on-line, um netbook com capacidade de armazenamento de 2GB é mais do que suficiente. “Saiba ainda que as portas USB do netbook, cujo número varia de acordo com o modelo, funcionam para expandir as limitações do equipamento. Com elas, por exemplo, você pode conectar um HD externo ou um leitor de CD e DVD”, explica.

DESVANTAGENS
Mas nem tudo são flores. Segundo ele, as vantagens do tamanho, peso e preço mais baixos têm um custo. Os netbooks adotam processadores de baixo consumo de energia, que têm desempenho bem inferior ao dos notebooks. “Por isso, em geral, não têm capacidade para executar jogos que exigem alto processamento, aplicações de tratamento de fotos ou aplicações profissionais de maior porte. O processador mais adotado é o Intel Atom de 1.6 GHz de velocidade, mas alguns modelos usam processadores semelhantes aos de telefones celulares e smartphones, baseados na arquitetura ARM”, explica. As telas menores podem, de acordo com ele, oferecer resolução inferior, e os teclados e mouse, pequenos, também são desconfortáveis e inapropriados para trabalho prolongado. “Os netbooks são um bom equipamento acessório, mas não substituem os notebooks ou desktops”, completa.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(28/11/2016) Tecnologia Connected Cars
(21/04/2016) Vai dar briga! Governo critica Anatel e vai exigir internet ilimitada
(28/06/2014) Players em flash aacplus para site e blogs. Gratuitos
(30/09/2013) Mídias Censuradas pelo Facebook
(30/01/2013) Internet é a mídia de maior crescimento publicitário no mundo
(17/01/2013) Tendências das redes sociais e Smartphones em 2013
(14/01/2013) E as rádios via internet, ameaçam o formato convencional?
(29/07/2012) Pedido de socorro via twitter funciona em tempo real
(05/07/2012) Conselho de Direitos Humanos apoia a liberdade na internet
(29/03/2012) Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa
(28/03/2012) Aplicativo permite adicionar 'inimigos' no Facebook
(10/03/2012) Publicidade na Internet brasileira só perderá para a TV aberta em 2015
(30/01/2012) PUBLICIDADE NA INTERNET JÁ SUPERA MÍDIA CONVENCIONAL
(29/01/2012) Após derrubar Megaupload, FBI quer dominar Facebook
(29/01/2012) As 10 coisas mais irritantes do Facebook


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes