Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 18 de agosto de 2019
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Notícias
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
MARKETING POLÍTICO DIGITAL: ESTRATÉGIA ATUAL
Marketing Pólis, domingo, 12 de julho de 2009
MARKETING POLÍTICO DIGITAL: ESTRATÉGIA ATUAL

A população brasileira ultrapassou os 180 milhões de habitantes desde 2004, de acordo com o IBGE. “O número de internautas que já usaram internet no país (seja em escolas, no trabalho ou na própria residência) chega a 62,3 milhões, segundo os dados divulgados no dia 24/04/09 pelo Ibope.

Isso representa um aumento de quase 45% em relação aos dados referentes ao último trimestre de 2008, estimados em 43,2 milhões. De acordo com as informações do Ibope, do número total de usuários brasileiros com internet em casa (estimado em 38,2 milhões), 24,8 milhões navegaram durante o mês de fevereiro de 2009, o que representa um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.”

Não é à toa que o presidente dos EUA, Barack Obama, venceu as eleições e obteve o apelido de “Presidente Digital”, lançando moda no mundo todo. A sua campanha se deu praticamente com o aumento dos blogs, crescimento e popularização dos sites de relacionamento como Orkut e Facebook. Twitter - nele você pode postar textos com no máximo 140 caracteres, utilizando Internet, celular ou MSN. MySpace - uma mistura de blog, orkut e youtube. Youtube - vídeos gravados de celulares e câmeras fotográficas, que facilmente podem ser postados. Google Maps – foto via satélite para estudar a área para publicidade. Sistemas VoIP - tecnologia que consiste em transmitir os sinais de voz, utilizando a internet. Podcasts - forma de publicação de arquivos de mídia digital como áudio, vídeo, foto, pps pela Internet, que, através de um Feed RSS, permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. Flickr - visualizar e compartilhar fotos. Del.cio.us - espaço on-line e público onde aparecem os seus sites favoritos. FeedBurner - fornecedor de serviços de distribuição de conteúdo e ferramentas para blogs e feeds. RSS - Ferramentas que ajudam blogueiros e gerentes de site a promover, publicar e lucrar com seu conteúdo, acesso por celulares, palm-tops e dezenas de outros serviços e produtos, enfim, um leque de utilidade pública e tecnológica que foi utilizado para arrecadação de recursos financeiros e pessoal na campanha de Obama.

A característica principal da Web 2.0 é o internauta poder se tornar, também, autor e com possibilidades de multiplicar e ver sua obra tendo um efeito multiplicador. O chamado conteúdo colaborativo, ou conteúdo gerado pela participação do usuário, tem sido responsável por transformações intensas na comunicação. A prova disso é que, a exemplo de Obama, o presidente Lula vai ter um blog (Blog do planalto), que objetiva reforçar a estratégia de comunicação digital do Planalto, com a criação de um Núcleo de Relacionamento Digital. Na verdade, mais uma estratégia para estreitar laços com os jovens internautas e afins. A presidência também quer criar uma conta no Twitter a exemplo do governador José Serra.

As mudanças e novidades tecnológicas não param de surgir e agora o Bluetooth cai na moda e vira “arma publicitária”, de acordo com a matéria extraída do site estadao.com.br, do dia 27/04/09. “Enquanto folheia algumas páginas distraidamente na livraria, o celular toca”. Trata-se de uma mensagem recebida via bluetooth - dispositivo que permite a intercomunicação de equipamentos próximos. Se quiser, o cliente faz o download de um papel de parede, do wall paper e de um videoclipe de lançamento de um DVD. Essa estratégia, chamada de publicidade móvel, está se tornando cada vez mais popular em São Paulo e, certamente, será hábito nacional. Essa tecnologia desenvolvida para diversos equipamentos ganha força nos celulares - no ano passado, já estava em 56,3% dos aparelhos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Fonte: Anatel).

Na política também não será diferente. Os mandatários poderão usufruir de tal tecnologia como um envio de um jingle, um discurso, uma foto com o número eleitoral, trechos de um debate, campanhas de arrecadação do IPTU, eventos inaugurais, enfim, uma série de propagandas eleitorais e governamentais via bluetooth, além de usufruir de sites que propiciam fóruns on line, característica da web 2.0. Imagine você ao lado de centenas de pessoas no metrô, enviando uma propaganda do governo de 10, 20, 30 segundos sobre os benefícios que a população acaba de ganhar com o trabalho do mandatário, sem se preocupar com invasão de privacidade, porque só recebem se quiserem.

Os meios tecnológicos estão propiciando o surgimento dessas novas mídias, mas o maior problema é não conhecer as leis de invasão de privacidade, SPAN. Um outro caso que está acontecendo é na área política. Existem inúmeros pré-candidatos que já se dizem candidatos em 2010, aproveitando comunidades do Orkut, do Facebook, do MSN, das mensagens no Twitter, enfim, estão se antecipando na campanha, imaginando que estão fazendo um bom trabalho estratégico. Na verdade, esses pré-candidatos estão cometendo um crime eleitoral. Com base na lei de nº 9.504/97, art. 36, caput, do TSE (Tribunal Superior eleitoral), só são permitidas campanhas após o dia 5 de julho no ano da eleição, e o seu descumprimento acarreta multa de até 8 mil reais, com o risco de ser processado e perder o direito de se candidatar. O problema é: se o suposto pré-candidato não respeita a lei, como irá comportar-se na elaboração de novas leis e propor emendas parlamentares quando for eleito?

Acessar, armazenar e compartilhar são as novas características da web 2.0 que está ligada aos bilhões de internautas no Brasil e no mundo. O marketing político terá uma nova “cara” daqui por diante graças às estratégias utilizadas na campanha do presidente Obama. O que não se deve esquecer em meio às tantas alternativas de comunicação, são os direitos e deveres que o pré-candidato e o político devem ter com a sociedade e que, da mesma forma que utilizarão essas novas mídias para o benefício próprio, o “tiro” poderá também sair pela culatra. Portanto, fiquem atentos!

Por Sullyvan Andrade, publicitário, especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela ECA/USP.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(16/03/2019) Ministro da Infraestrutura anuncia concessão de três novas ferrovias
(26/10/2018) Presidente João Figueiredo
(01/01/2015) O Legado de um corredor
(29/12/2014) Maratonista de 103 anos volta à ativa
(29/12/2014) Idosos velozes e furiosos
(31/03/2014) Cancelamento de contratos: Telefonia, banda larga e TV por assinatura
(30/08/2013) Golpe da Vivo móvel e Ace seguradora
(19/06/2013) Protestos indicam que modelo brasileiro chegou ao limite, diz FT
(17/02/2013) Blogueira cubana Yoani Sánchez inicia viagem pelo mundo
(08/02/2013) Descoberta de carne de cavalo em lasanhas da Findus agita Reino Unido
(08/02/2013) Pessoas infelizes assistem mais TV, diz estudo
(02/02/2013) Conservadores lançam alternativa ao Facebook
(23/01/2013) Agulhas contaminadas com HIV!!! Não repasse.
(06/01/2013) 4 técnicas de lavagem cerebral que estão sendo utilizadas em você
(06/01/2013) Programados para morrer, conspiração da indústria


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2019 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes